Um infográfico sensacional que traz dicas importantes de como elaborar posts em diversas redes sociais.
Muito didático e ilustrativo.
Como de praxe, antes do infográfico, alguns comentários.
Forneça informação relevante (serve para todas as redes).
Avalie sempre se a chamada está atrativa, instigante, convidativa ao clique. Deixe claro o que o usuário vai ganhar se clicar (conhecimento, aprimoramento pessoal, facilidade no trabalho, prêmios etc.). Desperte a curiosidade.
Usar um tom positivo é importante. Positividade inspira e estimula o compartilhamento.
Use o encurtador de links Bit.ly. Com ele você poderá acompanhar quantos clics seus posts tiveram. Eu costumo fazer uma tabelinha com o título do post e quantos clics e visualizações eles tiveram.
Poste imagens, elas geram mais engajamento. O tamanho perfeito é 800×600. (imagens são melhores que as miniaturas geradas automaticamente)
Esteja disponível e responda todos os comentários, o verdadeiro engajamento está no diálogo.
Use call to action, convide o usuário a fazer alguma ação: conheça, clique, aprenda, saiba mais…
Não esqueça de usar o Bit.ly.
Não abra mão do português correto por conta dos 140 caracteres. Exercite seu poder de síntese.
Use perguntas, fatos, desperte a curiosidade.
Faça menções de usuários que podem se interessar pela sua mensagem e compartilhá-la.
Utilize #hashtags.
Pense nos retweets que as pessoas podem dar. Deixe uns 20 caracteres para que as pessoas possam inserir algum conteúdo.
Utilize o BrandMentions para obter o histórico dos dados dos seus posts no Twitter e obter insights valiosos para sua estratégia.
O gráfico traz algumas técnicas que geram maior engajamento como utilizar imagens coloridas, imagens que possuem predominância de vermelho e laranja geram mais repins, não utilizar faces humanas, use o formato retrato (não paisagem).
Eu gosto de postar infográficos. Infográficos são úteis.
Google+
Mencione pessoas e marcas para gerar interações.
Use imagens 800×600.
Utilize #hashtags
Participe de comunidades e grupos (isso também serve para o Facebook). Selecione grupos que tenham a ver com o tema dos seus posts, leia as regras para publicar e só publique se o conteúdo for útil, não faça posts promocionais.
Tente relacionar os seus posts com os trend topics (isso também serve para o Twitter), pois quem procurar informações sobre esse tema pode acabar encontrando seu conteúdo.
Faça uma boa edição da imagem para torná-la mais atrativa.
Na hora de fotografar planeje a imagem para que o objeto, o tema, a informação principal, ocupe 2/3 da foto, é mais agradável para a visualização.
Use #hashtags.
Use descrições instigantes para estimular o diálogo.
Sempre responda os comentários, estreite relacionamento com seus públicos.
Vine
Encontre um estilo, pode ser louco, romântico, praia, urbano, street art, mistério etc. assim você cria uma identidade.
Planeje o vídeo para um loop infinito, onde a cena final deve interagir com a cena inicial.
Tenha bom senso, não edite em excesso, não faça vídeos tremidos e cuidado com os barulhos de fundo.
Por fim os gráficos trazem dicas sobre os melhores e piores horários para postar em cada rede, eu acrescentaria duas observações:
Veja sempre os horários que os seus fãs e seguidores costumam estar logados. O Facebook traz essa informação para as fan pages. O Tweriod traz essa informação para o Twitter.
Coloque-se no lugar do seu público de interesse. Se pergunte quando é mais interessante postar um conteúdo mais denso, informativo e quando é melhor postar um conteúdo mais leve, de entretenimento.
Finalmente o infográfico.